segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Crimes cibernéticos atingem 62 milhões no Brasil em 2017

dNo Brasil, 62 milhões de consumidores foram vítimas de crimes virtuais em 2017, gerando prejuízo de cerca de R$ 22 bilhões em 12 meses, segundo pesquisa feita em 20 países pela Norton Symantec, empresa de soluções de segurança na internet. O Brasil ficou atrás apenas da China. “Aqui, os ataques mais comuns são dispositivos infectados por vírus, fraude no cartão de crédito, senha comprometida (de e-mail ou rede social), vazamento de informações confidenciais e fraudes em compras online, como phishing (páginas falsas que simulam sites oficiais de e-commerce)”, explica o especialista em segurança da Symantec, Nelson Barbosa.
A servidora pública Angélica Machado, 42, perdeu R$ 700 tentando comprar um celular em fevereiro do ano passado. “Fui inocente em um anúncio que vi no Facebook. O celular estava um pouco mais barato, então achei que era uma oferta”, conta. Angélica só percebeu que era uma fraude quando o aparelho não chegou e ela entrou em contato com a loja verdadeira. “Quando me disseram que a compra não existia, percebi que tinha caído no golpe”, diz.
As fraudes não envolvem apenas prejuízos financeiros. Segundo a pesquisa, cada vítima brasileira perdeu, em média, mais de 30 horas lidando com as consequências após a descoberta do golpe.
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário