As declarações de Bush foram feitas durante uma conferência econômica em Abu Dhabi. “Se a Rússia afetou o resultado, é outra questão”, disse o ex-presidente americano, que ocupou o cargo entre 2001 e 2009.
Bush afirmou que “é problemático que uma nação estrangeira esteja envolvida” no sistema eleitoral americano, por considerar que a bondade da democracia depende da “confiança dos cidadãos nos resultados”.
Nos EUA existe uma investigação aberta pelo Departamento de Justiça sobre a suposta intervenção do governo russo nas eleições de 2016 para favorecer o republicano e atual presidente, Donald Trump, frente à sua então rival democrata, Hillary Clinton.
O governante rechaçou qualquer vínculo com o Kremlin e qualificou a trama russa como “uma caça às bruxas”.
Até o momento, a investigação liderada pelo procurador especial Robert Mueller levou à acusação de quatro pessoas relacionadas a Trump: o seu ex-assessor de segurança na Casa Branca Michael Flynn; o seu ex-chefe de campanha Paul Manafort; o seu “número dois” na campanha, Rick Gates, e outro ex-assessor George Papadopoulos, que trabalhou para o magnata durante as eleições.
Fonte: Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário