A partir da segunda quinzena de fevereiro o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai disponibilizar a aposentadoria por tempo de contribuição de forma automática, sendo assim, os assegurados não vão precisar ir a um posto de atendimento para solicitar o benefício. A iniciativa começará de forma gradativa.
De acordo com a estimativa, cerca de duzentos mil segurados tem direito a se aposentar automaticamente. Entretanto, inicialmente devem ser contemplados os cinco mil segurados que estão com os dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cris) e no sistema da Previdência Social.
Vale lembrar que para ter direito ao benefício é preciso cumprir a exigência básica, homens tem que ter contribuído com o INSS por 35 anos e mulheres por 30 anos.
O segurado que estiver apto será notificado e deve decidir se aceita ou não a concessão de forma automática. O INSS explica que "Uma vez informado do direito e, se o segurado concordar com as informações apresentadas pelo instituto e nem desejar acrescentar outros elementos, o benefício será concedido automaticamente", explica o INSS.
A ideia é ampliar o sistema para outros benefícios, como o salário maternidade e a pensão por morte.
Hoje em dia, o segurado precisa agendar o pedido pelo número 135 ou pela internet, e depois se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.
Fonte: Diário do Poder
Nenhum comentário:
Postar um comentário