Amados de Deus, um ótimo dia a todos. Hoje quero repartir com vocês lições libertadoras e edificantes. Desde o início deste ano, temos abordado uma série de temas que nunca havíamos nos aprofundado anteriormente. Um deles tratava das armadilhas que o demônio coloca em nossas vidas para nos afastar de Deus, e um dos sentimentos mais utilizados pelo mal é o orgulho, que nos leva à falta do perdão. Quando somos orgulhosos, criamos um isolamento do mundo e uma barreira que impede uma reaproximação.
Quando estamos nervosos ou magoados, o inimigo se aproveita do nosso estado de espírito e coloca em nossas cabeças o orgulho, que cria diversas razões para que não sejamos capazes de perdoar quem nos magoou. O mesmo orgulho também nos impede de pedir perdão quando cometemos algum erro. A falta da capacidade de perdoar ou de pedir perdão está longe dos preceitos de Deus para nossas vidas. Portanto, quando você é orgulhoso, involuntariamente você se afasta de Deus.
“Devemos perdoar sempre, lembrando que nós mesmos precisamos de perdão e precisamos ser perdoados com mais frequência do que perdoamos”. Essa frase é de João Paulo II e nos alerta que, quando estamos cheios de soberba, nossa oração não é forte, nossa comunicação com Deus não é perfeita. Deus sabe o que se passa conosco, e, quando falamos com Ele, com o coração amargurado pelo orgulho, Ele sente.
Encontramos no evangelho de Marcos, capítulo 11, versículo 25: “Quando você for fazer suas orações e se tiver algum ressentimento com alguém, perdoai! Para que Deus Pai, que está nos céus, perdoe também vossos pecados”. Essa passagem nos mostra o quanto o orgulho nos faz olhar só para nós mesmos. Quando não somos capazes de perdoar ou de pedir perdão, agimos como se não tivéssemos falhas e olhamos para o próximo de cima para baixo.
Todos sabem a oração que Jesus nos ensinou, correto? A oração do Pai-Nosso. Assim, quando chegamos àquela parte que diz “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido”, se não estamos realmente perdoando nosso semelhante, estamos automaticamente mentindo para Deus. E Ele sabe!
Portanto, hoje, vamos orar com muita fé, por uma total limpeza e transformação interior, buscando a capacidade e a nobreza de saber perdoar verdadeiramente o próximo e também a grandeza e a humildade para sabermos pedir perdão sempre que for necessário! Que Deus ilumine suas mentes e suas vidas. Amém!
* Padre Marcelo Rossi
Nenhum comentário:
Postar um comentário