terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Petrobras planeja produzir biodiesel a partir de microalgas

ADA Petrobras está desenvolvendo uma tecnologia pioneira para produzir biodiesel de microalgas – alternativa aos combustíveis derivados do petróleo –, que pode ser usado em carros ou qualquer outro veículo com motor a diesel. A gerente de Biotecnologia do Centro de Pesquisas (Cenpes) da estatal, Juliana Vaz, ressaltou o pioneirismo do projeto que, para ela, “vai contribuir para a construção de um futuro mais sustentável”. “É um projeto de vanguarda, pioneiro no Brasil e que logo vai estar à disposição de todos”, conta.
Fabricado a partir de fontes renováveis (entre elas óleo de soja, gordura animal e óleo de algodão) ou do sebo de animais, o biocombustível emite menos poluentes que o diesel. Do processo biológico das microalgas é produzida uma biomassa usada para se extrair o óleo, que será matéria prima para a produção do biocombustível.
A Petrobras planeja produzir o combustível em escala comercial. “O biodiesel produzido já foi submetido a testes de qualificação em laboratório, sob os padrões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e os resultados preliminares se mostraram promissores”, diz Juliana.
As microalgas têm como principal vantagem o fato de não terem sazonalidade (períodos de safra) e não dependerem de condições específicas – de solo, por exemplo – para sua produção. Sua fabricação possibilita colheitas “quase que semanais”, com uma produtividade até 40 vezes maior do que a da biomassa feita de vegetais.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário